Você está aqui: Página Inicial > Conjuntura Econômica > Inflação > IGP-10

IGP-10

por Hebert Borges publicado 18/06/2015 10h36, última modificação 15/03/2016 10h11
 

O IGP-10, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - IBRE/FGV, mede a evolução de preços no período compreendido entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. Como os demais IGPs, possui três grupos de preços: produtos no atacado, baseado numa amostragem de cerca de 500 mercadorias (peso de 60% no índice final); preços ao consumidor, com base nas compras de famílias com renda de 1 a 33 salários mínimos (peso de 30%); e preços da construção civil (peso de 10%), baseado em planilhas de custo de empresas de engenharia.

 

 Metodologia

 

Os Informativos Econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira.

O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.