Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota: 2ª Reunião do Prisma Fiscal

Notícias

Nota: 2ª Reunião do Prisma Fiscal

por publicado: 29/11/2016 14h43 última modificação: 29/11/2016 14h43

A SPE realizou, na última sexta-feira (25/11), em São Paulo, a 2ª reunião trimestral do Prisma Fiscal. O evento contou com a participação do Secretário Fábio Kanczuk, do Secretário-Adjunto de Política Fiscal e Tributária, Jeferson Luis Bittencourt, da coordenação responsável pelo Prisma Fiscal e de representantes de 46 instituições que contribuem com suas expectativas de forma assídua para o sistema. 

O Prisma Fiscal é um sistema desenvolvido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda – SPE/MF para coleta de expectativas de mercado em relação à evolução das principais variáveis fiscais brasileiras. Ele oferece uma oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, além de facilitar o controle social a partir da divulgação das expectativas de renomadas instituições sobre o desempenho da política fiscal nacional.

A reunião proporcionou uma excelente oportunidade para a discussão de temas de interesse econômico, onde representantes do mercado compartilharam suas visões a respeito do comportamento de variáveis ligadas à atividade econômica, além de suas projeções de resultados fiscais. Essa foi mais uma iniciativa da SPE, visando à promoção da transparência e do accountability, objetivos precípuos do Prisma Fiscal.   

Além disso, no encontro foi apresentado às instituições o novo ambiente de coleta dos dados, que foi um projeto desenvolvido pela Secretaria nos últimos meses e que contou com a participação de colaboradores de diversas áreas, bem como de algumas instituições particpantes do Prisma. Nesse sentido, a equipe do Prisma agradece o empenho e a disponibilidade de todos os colaboradores da SPE que fizeram parte desse desenvolvimento, participando dos testes e enviando suas observações sobre a ferramenta.   

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em  http://www.spe.fazenda.gov.br/prisma-fiscal .