Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SPE divulga Sondagem Do Consumidor

Notícias

SPE divulga Sondagem Do Consumidor

por publicado: 26/06/2015 15h52 última modificação: 30/06/2015 11h36
Confiança do consumidor segue em trajetória de queda 
 
- O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pela FGV, recuou -1,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, ao passar de 85,1 para 83,9 pontos, após recuo de -0,6% no mês anterior. Os componentes do ICC mostraram comportamentos opostos entre eles em junho: enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) recuou -5,1%, o Índice de Expectativas (IE) cresceu +0,2%, na mesma base de comparação. 
 
- Na série sem ajuste, os indicadores ainda refletem comportamento negativo da confiança do consumidor. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda do ICC foi de -19,7% com recuo de magnitude semelhante também no acumulado no ano (-19,6%), e nos últimos 12 meses (-14,6%). 
 
- Segundo a FGV, o resultado do ICC retrata um consumidor inseguro com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal precupação, seguida pelo menor dinamismo do mercado de trabalho. A percepção dos consumidores sobre a situação atual da economia voltou a piorar após dois meses de relativa estabilidade. O indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica local recuou  -15,5% e foi responsável por 79% da queda de 1,4% do ICC do mês. As expectativas para o cenário econômico nos meses seguintes melhoraram pelo quarto mês consecutivo, apesar de ainda se manterem em nível muito baixo historicamente.
Clique para acessar Sondagem Do Consumidor.